O quão importante é uma LOGO para sua empresa?
- EMAGINE
- 29 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de jul. de 2024
A todo momento você se depara com uma logo, pode ser um texto, um desenho, mas o importante não é o desenho ser bonito, a fonte ter estilo, e sim representar sua empresa, não só no visual mas sua essência. Quando pensamos em logo, é na forma mais básica, um desenho com o nome da empresa, mas se vamos analisar outras empresas, nem todas seguem essa regra. A Apple se visualiza como a maçã mordida, não precisando da escrita junto, A Microsoft é em escrita, mas seu ícone também o representa de inúmeras formas, a famosa janela, e por incrível que pareça, quando sua marca tem o impacto global, só as cores representam sua empresa, como o amarelo no fundo vermelho lembrando MC Donald 's ou uma garrafa com a estampa vermelha já vinculando com a Coca-Cola.
Dito isso, eu como pequena empresa, um negócio de família e até mesmo freelance preciso de uma logo? Sim, mas não se prenda apenas a um nome ou desenho. Aqui estamos falando de identidade, e você a constrói de varias formas e a logo é uma delas, para se reconhecer no mercado, seu nome, seu trabalho, sua recomendação são formas de identidade, e é seu pontapé inicial.
Sua logo não precisa ser algo complexo, pensado por seis a oito meses, mas algo simples que representa seu trabalho e você em primeiro lugar. E quando estiver bem estabilizado, investir em uma identidade nova, mas mantendo a construção da sua empresa. Vemos muitos empreendedores criando empresas com logos incríveis, chamativas, apresentam o conceitos, tempo de produção, e depois de alguns meses, a mudam radicalmente, o por que? Não teve planejamento, não teve tempo o suficiente para entender o público e a própria empresa.
Podemos ligar isso à área de marketing com muita facilidade, tudo envolve pesquisa, quando abrimos um novo negócio ou criamos sua identidade, a primeira vai sempre ser um teste. Entender como o público reage a logo, como eles vão lembrar da sua marca, você como dono, precisa coletar essa informação, para no futuro poder adaptar a visão do público a sua própria marca.

Vamos criar um cenário fictício, onde uma empresa de sapatos investe muito caro em uma logo com o desenho de um sapato e o nome da empresa junto, nas cores azul e cinza. Com isso, o público começa a consumir o produto e se repara a seguinte informação: ninguém lembra o nome da loja por que o desenho do sapato distrai, e o sapato escolhido no desenho é tão genérico que todos que veem acham engraçado. Nessa situação a logo não representa a loja, mas conversando com os clientes, eles lembram da loja, pelo atendimento, a variedade dos sapatos e que seu maior diferencial é que vende sapatos bege. Com essa informação uma nova logo pode ser feita, com fontes mais suaves para representar o bom atendimento, e um desenho do sapato mais vendido na cor bege!
Entende? A logo não é apenas o desenho que vai ficar estampado em seus produtos, ela precisa representar sua empresa como um todo, não só os produtos, mas as experiências, as causas, o público e você mesmo.
😀